quinta-feira, 27 de maio de 2010

Selva Urbana, Rotina.


Selva, Urbana, Rotina.
Guilherme Nery

Acordei mais cedo naquele dia, ainda estava escuro. Preparei-me física e psicologicamente para enfrentar mais um dia na selva, já estava nela há algum tempo, e já estava cansado, sim, cansado!
Tudo parecia em “ordem” na floresta, mais um dia agitado e cheio de turbulências. Saí de casa e já estava tudo vermelho, parecia até que o sol havia tomado um veneno escarlate; Sombras, contornos, reflexos; Todos vermelhos.
Sangue no asfalto, tiros nos telhados, casas rachadas. Na rua, Um muro desaba. Para o dono daquela casa, o muro pesa mais que um mundo inteiro. Algumas pessoas na rua, choram; fico me perguntando porque será que ninguém as ajuda? porque eu mesmo não as ajudo. Vejo-me embebedado com minhas hipocrisias, até porque estava cansado, sim, cansado!
Continuei a andar, porque o dia estava apenas começando, via-me sem rastros, pois o anêmico e faminto sangue que corria como um córrego nas ruas, havia apagado as pegadas, que minhas botas 42 haviam deixado, com o coagulado, que me sujava os pés.
Cheguei ao meu destino, tudo parecia sumir, tinha de esquecer tudo que vi ou senti no caminho para lá, pois “Todos são felizes quando produzem bem”. O chefe, um leão, com mil caninos afiados, e nós, meras presas fáceis
No portão de saída, outro choque de realidade. Eu estava cansado, sim, cansado. E já estava ficando escuro, tentei respirar fundo para continuar andando. Não deu! O urbano ar, cinza e pesado, parecia sufocar-me com suas mãos imaginárias, enquanto meus pulmões agonizavam. Continuei confiante de que chegaria a minha toca e dormiria bem (mal).
No caminho de volta, não havia mais o fedorento sangue, horas mais cedo, uma enxurrada de água ácida, proveniente das “chuvas industriais” havia levado o sangue, meus rastros, os telhados, e os destroços do muro a pouco ali desabado.
Deitei na minha cama, Cansado,sim, Cansado. Adormeci ao som do blues e do jazz urbanos, mas acabei acordando no meio da noite.
O silêncio era aterrador! Eu estava tão acostumado com os gritos urbanos, que me pareciam ecoar nos meus ouvidos. Então, tomei algumas pílulas e, finalmente, desejava não acordar amanhã, pois, já estava cansado; Sim, cansado.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Relógio Cuco


Relógio Cuco
Guilherme Nery

Aquele antigo relógio cuco já não me assusta mais, depois de algum tempo longe daquele lugar, mais vivido e menos ingênuo, e com a certeza de que os tempos não voltam.
Volto lá depois de muitos anos, tudo estava no mesmo lugar, porém já não sentia aquela presença tão imponente e respeitada, agora, já idosa e de alguma forma regredida.
Comecei a lembrar dos momentos da infância, fazendas, playgrounds e por onde passava seu gênio forte impressionava e impunha respeito mesmo não merecendo.
Depois de tanto tempo fora, já desapegado a imagens; e consciente do futuro e suas incertezas. Sentei-me na sua cadeira favorita, ele passava horas ali, fumando e pensando. De frente estava aquele antigo relógio cuco que me matava de medo quando criança. Fiquei pensando em quão inocente era o medo que eu sentia. O relógio era negro e obscuro, estranhamente empoeirado, assim como o resto da casa de meus avós, que me remetia a cheiro de poeira e coisas antigas, creio que paradas no tempo. Creio que meu subconsciente associava esses abjetos e adjetivos ao medo e ás incertezas de uma mente ingênua de criança, agora já adulto e menos susceptível à coisas do tipo.
Comecei a lembrar dos últimos dias em que vi meu avô com vida, se é que se pode chamar aquilo de vida, ele estava tão regredido que não se parecia em nada com o poderoso e imponente homem que outrora mandava e desmandava na cidade
Minha avó veio então se sentar ao meu lado, me afastei na cadeira para que ela pudesse sentar-se junto a mim. Ela me abraçou forte e começou a chorar. No mesmo instante eu lembrei-me de como ele tinha sido ruim para ela, fazendo-a passar por muitas coisas desnecessárias e sem sentido. Mas percebi que era coisa de época, eu, mais evoluído que ele em termos de cultura julgava-o de forma incorreta, aliás, quem era eu para julgá-lo.
Nos últimos meses de vida, já meio alienado e infantil sua doença o fazia lembrar apenas das coisas mais felizes e rotinas do passado, bem distante e bastante feliz.
Ele morreu, e junto com ele, morreu meu medo do obscuro relógio cuco.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Penumbra


Penumbra
Guilherme Nery

Ainda estava cedo para mim, mas, já estava ali há certo tempo. Sem pestanejar nem fazer outra coisa que não fosse beber meu chopp sossegado. Estava ali sentado, numa mesa de canto, com pouca iluminação, penumbra, somente com a coleção de copos vazios a minha frente. Poucas coisas me alegravam mais do que ficar ali sentado, a noite inteira vendo o tempo e as pessoas passarem.
Às vezes algum conhecido aproximava-se, nada com muita intimidade, até porque, eu não me permitia ter esse tipo de contato, tão... Humano; Muito raramente algum assunto nas mesas vizinhas capturava minha atenção, mas, na grande maioria das vezes, o burburinho de vozes era a única coisa que eu escutava no meu solitário silêncio.
Estar ali, lembrava-me de que a vida é passageira, assim como os sonhos que um dia tive, fazia-me lembrar também de como a vida tinha sido boa comigo, em me proporcionar momentos tão intensos de alegria, que, infelizmente, nunca vão voltar.
Estar ali, fazia-me sentir um fantasma, na realidade; Sem corpo presente, Sem vontade própria,sem amigos, sem amor, sem sexo; somente a vagar sem propósito. E realmente algumas coisas levavam-me a crer que, realmente, eu não estava ali, que meu lugar não era aquele, por mais que a inércia me mantivesse preso àquele banco.
Até que, finalmente, as luzes se apagaram; eu me tornara tão fantasma, e membro daquele cenário, que os garçons esqueceram-se de me avisar que estavam fechando. Então, gritei!
Afinal, alguém, nem que fossem os garçons, tinham que me notar, ali; sentado havia um certo tempo na penumbra.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

A Alma




Eu vejo você
Eu te vejo, de um jeito especial. Ninguém mais parece ver-te desse jeito, por incrível que pareça todas as pessoas estão cegas ao meu redor, no que diz respeito à alma.
Vejo-te como igual, vejo por dentro de você, sinto tua alma e seus pensamentos, puros e límpidos como as águas virgens de um riacho intocado. Como as plantas ingênuas que crescem nas florestas, ou como os animais em equilíbrio nessa terra.
Vejo-te assim, de um modo caloroso, de um ponto de vista excelente você é tudo o que deveria ser, porém não vê isso. A cegueira é contagiosa no lugar onde vivemos. E por isso você começa a cegar-se diante do seu espelho, transformando-se cada dia mais, no que abomina.
Passo a ver-te não como igual, entretanto tento resgatar desesperadamente sua visão e auto-critica para que possamos juntos voltar a crescer em sintonia, sintonia que só dois seres completamente puros e conscientes conseguem ter.
Assim que retomas sua antiga forma, penso em proteger-te das inúmeras influencias que possam vir a acontecer, contudo, o melhor jeito de aprender é ver-se errado. E deixo-te influenciar de novo para que possa retomar novamente a sua antiga forma.
Vejo-te embaçado quando olhas com raiva para mim, se tens raiva de si mesmo então não a cure me tratando mal.
Vejo-te distorcido quando sentes desprezo de mim.
Choro, quando se machuca e tu choras, quando me machuco.
Vejo-te apenas como és, quando me vê apenas como sou.
Sou o espelho divino da alma. Eu e você somos um, corpo e alma.
Eu vejo você!

sábado, 15 de maio de 2010

Incendio no Butantã ...

caraca! Estou realmente triste com o ocorrido de hoje de manhã

Hoje por cerca das 7:45 da manhã um pico de energia fez com que uma fagulha se acendesse no prédio das coleções no instituto Butantã em SP.

Cerca de 80mil espécies de répteis preservados no local se perderam, algo em torno de 6 ou 7 mil delas espécies ainda não catalogadas.
De acordo com o curador do instituto, foi uma perda total e creio eu que LASTIMAVEL.
Foi uma ENORME perda para a humanidade,

e hoje estou de luto pelo que aconteceu lá.

[LUTO]
Obrigado abraços

terça-feira, 11 de maio de 2010

Medicos e Televisão...


puts, tenho ouvido e visto muitos médicos irem pra televisão e falado tanta asneira quanto esses atores e atrizes mal informados.

Ultimamente tem se falado muito no bem estar, na qualidade de vida, mas poxa cara...Nada contra os médicos, até porque eu quero ser um. Mas tem tanto medico BURRO indo pra televisão falar coisas das quais ele não entende nada, ou se entende, entende muito pouco, muito pouco pra opinar e manter uma posição sobre.

e Toda a população acredita no que ele está falando porque
1° ELE È MEDICO!
2° ELE ESTUDOU TANNNNTO
3° ELE ESTÁ NA TELEVISÃO (ONDE NÃO EXISTEM MENTIRAS)
4° ELE PROVAVELMENTE ENTENDE DO QUE ESTÁ FALANDO.

a questão é que qualquer besteira que ele fala, todos acreditam
Medicos expressam seus pensamentos e posicionamentos livremente e inconsequentemente, sem saber o poder de influencia que tem.

Muitas pessoas deixaram de comer OVO (comida mais do que secular. MILENAR) porque um médico foi pra TV e disse que nao sabe se o OVO faz bem ou mal.

PORRA é obvio que não faz mal , se nao a população do MUNDO já estaria morta!

MÉDICO: REVISEM-SE tenham consciência do que vocês estão para dizer!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

tatuagens...



Porque será que todos te olham como se você fosse doente, como se você estivesse pelado na rua, como se você fosse de outro mundo?

Tá... apesar do que muita gente fala, a Cultura da Tatuagem é mais antiga que todas as religiões modernas conhecidas. Nascida em tribos aborígenes da Austrália e Nova Zelândia chamadas MAORI, as tatuagens eram simbolo de sabedoria, proteção, culto à familia, força, e outras virtudes cultuadas pelos praticantes.

A tatuagem se popularizou, na Europa (lugar onde tudo se populariza). Através do inicio das navegações e a abrangência do intercâmbio de culturas,Trazida pelos marinheiros que voltavam encantados com essa expressão. Tatuagens na europa de 1400 em diante eram sinônimo de pessoas Cultas e viajadas.
Tão popularizada na europa que a Igreja católica afirma que tatuagens não são proibidas de acordo com a Bíblia, contanto que não tenham representações blasfematórias, (que seria blasfêmia de qualquer jeito, e não por ser uma tatuagem ) e dadas as múltiplas interpretações da bíblia, retratam até Jesus Cristo como portador de Tatuagens.

No brasil, o primeiro contato se deu no porto de Santos, a onde um norueguês abriu um tattoo shop nas regiões próximas do porto, Uma região marginalizada e mal freqüentada. Por isso se deu a "marginalização" da tatuagem no brasil. Um conceito totalmente errado e equivocado.

Hoje em dia, após muita luta e muito sofrimento, o Preconceito em relação à tatuagens é considerado Crime, Passivel de prisão e multa.

Então galera, Vamos respeitar o tatuado assim como a sua tatuagem. Vamos tornar o mundo um lugar melhor pra se viver, respeitando as diferenças e expressões culturais.

Tatuagem é uma cultura, um Modo de vida, Libera uma quantidade Enorme de Endorfinas, e é super prazeroso pra quem faz.

domingo, 2 de maio de 2010

Silvio Santos...

Booooa noite... Post polêmico hoje...

Cara... Silvio Santos...


Para começar, não devo medir elogios para esse excepcional homem da televisão brasileira, de uma origem humilde. (realmente humilde) o cara era engraxate porra! ele conseguiu se tornar em um dos empresários mais bem sucedidos do Brasil!

Tá, mas não vamos só nos apegar a estereótipos. Silvio Santos É FODA!

O cara saiu do nada, chegou no topo e conseguiu realizar o impossível!.

Nada mais, nada menos, que Ficar ANOS rodeado por mulheres lindas, ( e MUITAS )... Jogando dinheiro pro alto, PARA AS MULHERES, fazendo aviãozinho com toda a fauna de notas do Real, e cara! ELE NUNCA FICOU MENOS RICO POR CAUSA DISSO, AO CONTRARIO, só ficou mais rico e mais prospero, quanto mais ele jogava dinheiro pro alto para as mulheres, mais entrava na conta dele...


Então, pô... É FaTO: ele vai deixar saudades pracaralho quando se for... ele foi e sempre será muito foda.. um dos meus ídolos no brasil, nunca se soube de algum escândalo envolvendo o nome dele ( a não ser seqüestros )...

Silvio, Você É O CARA MAIS FODA DO BRASIL ;D